Inhalt:

Madeira e o seu exclusivo Fogo de Artifício

No fim de ano, o Porto da Madeira é ocupado por cerca de 14 barcos, mas como este ainda não tem capacidade para acolher muitas embarcações, alguns dos barcos têm de ficar na entrada do porto. Todos aguardam no porto, para assistir ao magnífico espectáculo pirotécnico e depois seguem para o seu destino. Por vezes, alguns navios fazem um percurso maior só para fazer escala na Madeira e assim deslumbrarem os seus passageiros com o fogo de artifício. No dia anterior, começam os preparativos para o espectáculo artifício, e para tal, algumas ruas da cidade são temporariamente encerradas ao trânsito. No grande dia, os céus do Funchal são o centro das atenções de milhares de madeirenses, emigrantes e turistas. Para alguns é a primeira vez, mas para outros é a segunda ou terceira. Enfim, quem assiste ao fogo, diz que é extraordinário e espera sempre cá voltar!

Todos aguardam cheios de alegria e expectativa. À noite muitas barracas de comes e bebes surgem ao longo das ruas da cidade. Alguns optam por trazer de casa a sua própria comida e bebida, enquanto que outros, não olham a despesa para festejar o réveillon madeirense. Muitas pessoas procuram pelas zonas com vista privilegiada sobre a cidade, como é o caso dos miradouros. Um dos melhores locais para ver o fogo é o Monte, mas para tal, é necessário ir com alguma antecedência, porque as estradas em algumas zonas, encerram bastante cedo.

À meia-noite, então, finalmente começa! Os olhos estão postos no céu e por todo o lado começam os disparos em simultâneo. O céu reveste-se de cores e desenhos, é incrível! São quase 8 minutos de pura magia. O final é apoteótico: termina com um “boom” de luz e som. Manda a tradição que se deve comer 12 passas, que significam os meses do ano, atribuindo-lhe um significado diferente, como por exemplo amor, saúde, paz, felicidade…É com certeza, um dos fogos de artifício mais bonitos de toda a Europa, e já recebeu o título de “Maior Espectáculo Pirotécnico do Mundo” pelo “Guiness World Records”.

Rechtliche Informationen:
2008-2017 © Madeira A - Z