>>Lazer & Destaques>Os Concelhos>Câmara de Lobos

Inhalt:

Câmara de Lobos e as suas cinco freguesias...

Câmara de Lobos

É uma pequena freguesia piscatória, situada na parte sul da Ilha e bastante próxima da capital da Ilha.
O Descobridor João Gonçalves Zarco encontrou aqui muitos lobos-marinhos, que procuravam protecção nas cavernas rochosas da costa. Foi a partir daí que foi baptizada com o nome “Câmara de Lobos”.
Actualmente, esta espécie em vias de extinção habita nas Ilhas Desertas.

Ainda hoje, grande parte da população desta freguesia, vive da pesca. Vale a pena experimentar um passeio a pé pelas pequenas e estreitas ruas do porto. Irá deparar-se com famílias numerosas cujas crianças brincam descontraidamente ao ar livre, mulheres colocando peixe a secar ao sol, homens jogando às cartas …

Estreito Câmara de Lobos

Acima da vila piscatória, fica situado o Estreito de Câmara de Lobos, saltando logo à vista as vastas plantações de bananeiras e vinhas. O Estreito de Câmara de Lobos assume-se como o centro da produção de vinho da zona sul da Ilha. Todos os anos, no mês de Setembro, é realizada a grande festa das vindimas que se prolonga por vários dias. Mais...

Curral das Freiras

O seu nome teve origem num facto curioso que ocorreu em 1566, quando as freiras se refugiaram no Convento de Santa Clara, aquando da invasão dos piratas. O vale encontra-se rodeado por montanhas de rochas íngremes, cujo acesso naquela altura era extremamente difícil. A partir daí ficou conhecido como o “Curral das Freiras”.  

Jardim da Serra

É conhecida por “Terra das Cerejas”. A época mais bonita para conhecer este lugar é em finais de Março, altura em que as cerejeiras florescem. A grande festa da cereja acontece nos meses de Junho ou Julho. Num plano mais acima encontra-se um espantoso miradouro (Boca da Corrida), excelente para iniciar um passeio a pé.

Quinta Grande

Esta freguesia esteve na posse do Descobridor João G. Zarco. Os monges Jesuítas que ai viviam, trabalhavam na agricultura, até que um dia foi-lhes confiscado tudo o que tinham, dando-se posteriormente a sua expulsão em 1759. Ainda permanece intacta uma vistosa capela, conhecida por Capela dos Remédios, edificada no ano 1601. Poderá percorrer esta freguesia a pé, aproveitando o momento para conhecer as aldeias que a rodeiam, nomeadamente Vera Cruz, Fontainhas, Aviceiro e Fontes.

 

Rechtliche Informationen:
2008-2017 © Madeira A - Z